Corrigindo erros de inicialização em VMs Windows convertidas de Xen para Proxmox.

Ao realizar uma conversão ou clonagem de VMs com sistema operacional Windows 😐 entre diferentes hypervisors e bem comum encontrarmos erros de inicialização do sistema.  Estes erros acontecem devido a serie de drivers instalados na máquina convertida, que corresponde ao hypervisor antigo. Através deste artigo iremos tratar esta questão, será demostrada de uma maneira fácil e intuitiva a correção deste problema.


CONSIDERAÇÕES

Este artigo tem por objetivo auxiliar na resolução de problemas relacionado a inicialização de VMs, em especial “Sistema Operacional Windows“. O problema aqui abordado está relacionado a conversão de uma máquina virtual hospedada no Xen, que após sua clonagem para o Proxmox está acusando erro na inicialização. É importante salientar que o tema abordado aqui também deve ser levado em consideração em conversões de outros hipervisors, como informado no inicio deste artigo. Os erros de inicialização pós conversão são bem comuns, isso se dá devido aos drivers do antigo hypervisor hospedeiro, que ainda se faz presente no sistema operacional da máquina clonada.

Caso você chegou aqui neste artigo, mas não faz ideia de como clonar uma VM de um hypervisor para outro, ou ainda de uma máquina física para virtual. Você precisa ler este artigo “Clonezilla – Clonando discos/partições pela rede” antes de continuar.

Lembre-se, o papo aqui é de SysAdmin para SysAdmin, não perco muito tempo explicando entrelinhas de comandos que teoricamente você já deveria saber, sempre levo em consideração que tenha alguma habilidade com os temas aqui abordados. Se chegou até aqui é porque este artigo faz sentido para você.


PEGA A VISÃO

Se você conhece pouco de Proxmox e necessita aprofundar-se no assunto, que tal aceitar minha dica? Assista a aula de apresentação.

Mas se seu foco e Xen Server, também tenho uma indicação especial para você. Assista a aula de apresentação.

Agora se seu foco e ir além do Xen Server então você precisará conhecer o Xen Desktop. Assista a aula de apresentação.


1) IDENTIFICANDO ERRO.

Depois de clonar nossa máquina de exemplo com windows, ao realizar a sua primeira inicialização, percebemos o seguinte erro: STOP: 0x0000007E.

Precisamos então acessar nosso sistema em modo de segurança e corrigir o problema que esta ocasionando o erro. Para isso, ao reiniciar a VM, precione “F8” para entrar no menu avançado de opções do Windows e escolha “Modo de Segurança“.


2) DESINSTALANDO XENTOOLS DE FORMA MANUAL.

Precisamos realizar a desinstalação do XenTools de forma manual, isso porque não é possível acessar o modo normal para realizar a desinstalação. Vamos então acessar o modo de segurança e como primeiro passo vamos remover as pastas do Citrix. Utilize o Windows Explore, localize as pastas Citrix e delete seu conteúdo.

Excluir pastas:

c:\ProgramData\Citrix
c:\Arquivos de Programas\Citrix\XenTools

ou

c:\Arquivos de Programas (x86)\Citrix\XenTools

Agora precisamos remover os serviços relacionados ao Xen, para isso abra o “Prompt de Comando” e execute os comandos conforme ilustrado abaixo:

sc delete "XenSvc"
sc delete "InstallAgent"
sc delete "xenlite"

Obs: Verifique em “serviços” se existe mais algum outro serviço com o nome de Xen, caso exista, clique sobre ele com botão direito, vá em propriedades e verifique qual nome do serviço. Em posse deste nome, execute o comando “sc delete NOME_SERVIÇO” como já realizada acima no prompt de comando. O objetivo e eliminar todo e qualquer vestígio de atividades do Xen.

Precisamos também apagar alguns vestígios da pasta Windows, da pasta System32 e da pasta Drivers. Para isso, ainda no Prompt de Comando, execute os comandos como ilustrado abaixo.

cd C:\Windows
dir xen*.*
del xen*.*
cd C:\Windows\System32
dir xen*.*
del xen*.*
cd C:\Windows\System32\Drivers
dir xen*.*
del xen*.*

Pronto, agora já é possível inicializarmos nosso máquina clonada de modo normal.


CONCLUSÃO

Através deste artigo foi possível demostrar a correção de erro de inicialização de máquinas virtuais com sistema baseado em Windows, clonados de Xen Server para Proxmox.

Se você gostou deste post e através dele pude lhe ajudar, o que acha de aproximarmos nosso contato? Siga meu blog e me adicione no Linkedin, aproveite para classificar algumas das minhas competências/recomendações, este simples gesto faz toda a diferença.

Att,
Rafael Oliveira
SysAdmin

Você pode compartilhar esse artigo.

Siga o Blog Via E-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 46 outros assinantes

Sobre o Autor

Rafael Oliveira Maria - Linux

Rafael Oliveira

Bacharel em Sistemas de Informação, SysAdmin, Professor, Blogueiro e Entusiasta Linux.

Certificados:

LPIC-1-Large
LPIC-2
LinuxPlus Logo Certified
itil-foundation-digital-badge

Gostou do conteúdo? Ajude-me a manter o blog.

PicPay - Linux

Aceitamos pagamentos e doações via PicPay link picpay.me/rafaeloliveimar

Ficou com dúvida? Alguma Sugestão ou Elogio? Deixe seu comentário!