Quando trabalhamos com virtualização umas das questões mais preocupantes é conseguir acompanhar nossas rotinas de Backup. Neste artigo demostrarei como realizar a configuração do postfix para trabalhar como encaminhador de e-mail do Proxmox. Ao final deste artigo você será capaz de receber receber e enviar e-mails de notificações através do hypervisor Proxmox.
CONSIDERAÇÕES
Este artigo fala sobre um assunto específico de configuração para o envio e-mails de notificações através do Proxmox, estou levando em consideração que já conhece a ferramenta e que também já tenha habilidades básicas com ela, além é claro, de ter aptidão com Linux. Se chegou até este artigo creio que possua tais habilidades. A versão utilizada do Proxmox para este artigo é 5.2-1.
1) INSTALANDO PACOTES.
Na versão do Proxmox que estamos utilizando o Postfix já vem instalado por padrão, você pode confirmar executando o comando abaixo:
/etc/init.d/postfix status
Além dele precisamos realizar a instalação do modulo libsasl2-modules, para que tenhamos sucesso na configuração.
apt-get install libsasl2-modules
Iremos configurar o Postfix utilizando uma conta google, esta conta será responsável por enviar as mensagens de notificações.
DICA: Realize a criação de um e-mail especifico para a tarefa de envio de notificações.
2) CONFIGURANDO POSTFIX
Com os pacotes configurados e nossa conta google criada, vamos então aos arquivos de configuração. Como de costume, vamos realizar o backup do arquivo de configuração /etc/postfix/main.cf.
cp /etc/postfix/main.cf /etc/postfix/main.cf.bkp
Agora precisamos abrir o arquivo main.cf e apagar todas as informações, substituindo pelas ilustradas abaixo. Lembre-se que essa configuração esta sendo baseada em uma conta Gmail, mas você pode utilizar qualquer outra, desde que tenha as informações de conexão com o servidor smtp de seu provedor. Abra o arquivo /etc/postfix/main.cf e realize as configurações ilustradas abaixo:
#Nome de seu proxmox
myhostname=pve1.rodosom.com
# Informe o endereço SMTP e a porta
relayhost=[smtp.gmail.com]:587
# O servidor smtp utiliza TLS
smtp_use_tls=yes
# usar sasl ao autenticar em servidores SMTP estrangeiros
smtp_sasl_auth_enable=yes
# caminho para o arquivo de mapeamento de senha
smtp_sasl_password_maps=hash:/etc/postfix/sasl/gmail_passwd
# lista de CAs para confiar na verificação
smtp_tls_CAfile=/etc/ssl/certs/ca-certificates.crt
# elimina as opções de segurança padrão do gmail
smtp_sasl_security_options=noanonymous
# Debug caso precise
#debug_peer_list=smtp.gmail.com
#debug_peer_level=3
Precisamos agora criar o arquivo que guardará o login e senha de nosso e-mail criada. O arquivo deve estar armazenado em /etc/postfix/sasl/. Em nosso caso vamos criar um arquivo chamado gmail_passwd conforme ilustrado abaixo.
OBS: Neste arquivo estou utilizando o editor de texto Vim, mas você é livre para utilizar o que desejar.
vim /etc/postfix/sasl/gmail_passwd
[smtp.gmail.com]:587 username@email.com:password
Precisamos também que a conta postfix seja dona do arquivo. Para isso, execute o comando conforme ilustrado abaixo.
chown -R postfix /etc/postfix/sasl/
Precisamos também gerar o arquivo mapa .db, referente a nossa configuração de e-mail. Para isso execute o comando abaixo.
postmap /etc/postfix/sasl/gmail.passwd
Pronto, nossas configurações foram realizadas, precisamos realizar agora o recarregamento do Postfix. Para isso, execute o comando como ilustrado abaixo.
/etc/init.d/postfix reload
3) TESTANDO ENVIO DE E-MAIL.
Com todas as configurações realizadas agora é hora de testarmos nosso comando. Para isso execute o comando como ilustrado abaixo.
echo teste | mail -s teste seuemail@email.com
CONCLUSÃO
Através deste artigo foi possível demonstrar a configuração do envio de notificações de alerto do proxmox por e-mail.
Se você gostou deste post e através dele pude lhe ajudar, o que acha de aproximarmos nosso contato? Siga meu blog e me adicione no Linkedin, aproveite para classificar algumas das minhas competências/recomendações, este simples gesto faz toda a diferença.
Att,
Rafael Oliveira
SysAdmin