Importando VM no XenServer 7 via comando.

Quando trabalhamos com virtualização é muito comum utilizarmos as linhas de comando para tarefas administrativas, uma delas é a importação de máquinas virtuais. Neste artigo irei demostrar como devemos realizar a importação de uma VM a partir de um HD externo conectado ao host Xenserver 7.

CONSIDERAÇÕES

Para este artigo, vamos levar em consideração que já possua o backup de uma VM na extensão “.xva”, extensão esta adotada pelo Xen, armazenada em um HD externo previamente conectado e montado em seu servidor físico XenServer. Para saber como fazer backups de forma automática acesse nosso artigo “SCRIPT DE BACKUP A QUENTE VM’S XENSERVER 6.5, 7.X“.

1) LOCALIZAÇÃO DO STORAGE LOCAL.

Antes de iniciarmos a importação precisamos identificar o “sr-uuid” de nosso storage, no qual irá armazenar a nova VM importada. Para isso, execute o comando conforme ilustrado abaixo.

xe sr-list

Após executar o comando, será demonstrado em tela informações pertinentes aos armazenamentos de seu servidor XenServer. Localize o “sr-uuid” do storage que deseja armazenar e copie seu uuid.

2) REALIZANDO A IMPORTAÇÃO

Agora já com o sr-uuid em mãos, execute o comando conforme o exemplo ilustrado abaixo.

Exemplo:

xe vm-import sr-uuid=12dbe502-642d-d601-f606-7fae3edefe86 filename=/mnt/backup/bkpvms/Ubuntu1/Ubuntu1_30-01-2017_12-00-47.xva

Aguarde a importação acabar e verifique a nova VM importada em seu XenCenter.

Nota: No momento da importação e possível executar o de importação em segundo plano utilizando o carácter “&” ao final do comando.

CONCLUSÃO

Através deste artigo demostramos de maneira simples e intuitiva a importação de uma VM a partir de um HD externo de backup.

Se você gostou deste post e através dele pude lhe ajudar, o que acha de aproximarmos nosso contato? Siga meu blog e me adicione no Linkedin, aproveite para classificar algumas das minhas competências/recomendações, este simples gesto faz toda a diferença.

Att,

Rafael Oliveira
SysAdmin

Você pode compartilhar esse artigo.

Siga o Blog Via E-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 46 outros assinantes

Sobre o Autor

Rafael Oliveira Maria - Linux

Rafael Oliveira

Bacharel em Sistemas de Informação, SysAdmin, Professor, Blogueiro e Entusiasta Linux.

Certificados:

LPIC-1-Large
LPIC-2
LinuxPlus Logo Certified
itil-foundation-digital-badge

Gostou do conteúdo? Ajude-me a manter o blog.

PicPay - Linux

Aceitamos pagamentos e doações via PicPay link picpay.me/rafaeloliveimar

6 respostas

  1. amigo meu servidor deu problema na placa mae e nele tenho um xen server instalado com uma VM, fiz a instalação do Xen com a mesma versao em uma nova maquina!
    Como faço para migrar essa VW para nova maquina?

  2. eu tenho uma maquina rodando xenserver 7.2 ai comprei outra maquina mais paruda para melhor o desempenho, se eu retirar o HD da maquina antiga e colocar na nova vai funcionar? se sim, eu nao consegui, nao da boot

    1. Fala Douglas! boa tarde.

      Para utilizar um HD externo sugiro formatar em ext3 ou ext4. Com o disco formatado conecte-o ao Host, utilize o comando “fdisk” para identificar o mesmo, e o monte via linha de comando através do comando “mount”, Exemplo: “mount /dev/sda1 /mnt/backup”. Feito isso você já poderá utiliza-lo para backup e restore, conforme já amplamente abordado aqui no blog. Espero ter ajudado. Abr.

Ficou com dúvida? Alguma Sugestão ou Elogio? Deixe seu comentário!