Instalando Rundeck no Linux.

Neste artigo vamos falar sobre a instalação de uma ferramenta que realmente faz a diferença para um SysAdmin, vamos falar do Rundeck. De uma maneira bem simplista este sistema possibilita a execução de vários scripts ao mesmo tempo, utilizando conexões SSH, além de possibilitar um melhor controle e gerenciamento de seus scripts de forma unificada em um só lugar.

CONSIDERAÇÕES

Para este artigo vamos realizar a instalação do Rundeck no Debian 9, mas você pode utilizar a distro que preferir. Vamos levar em consideração que já possua conhecimento com Linux, no que diz respeito a download e instalação de pacotes. Neste artigo, o primeiro de uma série voltada para o Rundeck, será abordada somente a instalação do mesmo.

1) BAIXANDO O RUNDECK

Para baixar o Rundeck precisamos acessar o site oficial e realizar o download do pacote, abaixo encontra-se o link direto do pacote.

wget http://dl.bintray.com/rundeck/rundeck-deb/rundeck-2.8.2-1-GA.deb

Antes de realizarmos a instalação do Rundeck, precisamos verificar se nosso java esta instalado. Para isso, efetue o comando conforme ilustrado abaixo.

Caso o java não esteja instalado, realize o procedimento de instalação do java antes de continuar com a instalação do Rundeck. Para instalar o openjdk, execute o comando conforme ilustrado abaixo.

apt-get install openjdk-8-jdk

Agora com nosso java instalado, podemos continuar a instalação do Rundeck. Para isso, acesse a pasta onde encontre-se o pacote baixado e execute o comando de instalação conforme ilustrado abaixo.

dpkg -i rundeck-2.8.2-1-GA.deb

Após a instalação precisamos alterar dois arquivos de configuração para iniciarmos nosso Rundeck. São eles: “/etc/rundeck/framework.properties” e “/etc/rundeck/rundeck-config.properties

Basicamente o que será alterado é o nome “localhost” pelo ip de seu servidor ou nome DNS resolvível. E também se desejar, poderá alterar a porta do serviço. Para este artigo estamos considerando a porta padrão.

Após realizar as alterações informadas precisamos reiniciar o serviço e verificar se tudo esta funcionando corretamente. Para isso, execute o comando conforme ilustrado abaixo.

systemctl restart rundeckd.service

Com o serviço já rodando, utilize um browser de sua rede e tente acessar o Rundeck. Se conseguir acessar a pagina inicial do Rundeck é porque o sistema foi instalado e configurado corretamente, caso contrário verifique novamente o artigo, pois pode ter esquecido de algum passo.

Obs: O login e senha padrão para acesso ao Rundeck é Login: admin, Senha: admin.

CONCLUSÃO

Através deste artigo foi possível demostrar de maneira simples e objetiva a instalação dessa poderosa ferramente chamada Rundeck.

Se você gostou deste post e através dele pude lhe ajudar, o que acha de aproximarmos nosso contato? Siga meu blog e me adicione no Linkedin, aproveite para classificar algumas das minhas competências/recomendações, este simples gesto faz toda a diferença.

Att,
Rafael Oliveira
SysAdmin

 

Você pode compartilhar esse artigo.

Siga o Blog Via E-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 46 outros assinantes

Sobre o Autor

Rafael Oliveira Maria - Linux

Rafael Oliveira

Bacharel em Sistemas de Informação, SysAdmin, Professor, Blogueiro e Entusiasta Linux.

Certificados:

LPIC-1-Large
LPIC-2
LinuxPlus Logo Certified
itil-foundation-digital-badge

Gostou do conteúdo? Ajude-me a manter o blog.

PicPay - Linux

Aceitamos pagamentos e doações via PicPay link picpay.me/rafaeloliveimar

Ficou com dúvida? Alguma Sugestão ou Elogio? Deixe seu comentário!