Olá galera, hoje venho através deste artigo, de forma rápida, demostrar uma correção que todos vocês podem passar em algum momento, tanto para quem utilizar o Proxmox ou outro sistema operacional que trabalhe com LVM.
1) Introdução.
Cenário: Proxmox na versão 6.3 com 2 hds de 1 TB (Sistema em raid 1 via hardware) e 4 hds de 1Tb (raid 10 via hardware) em LVM para armazenamentos de VMs.
Obs: Lembre-se que o LVM pode ser utilizado em muitos sistemas operacionais, no problema descrito aqui foi com o Proxmox.
Problema Apresentado: Falha no LVM os discos existiam e a RAID estava intacto, porém ao tentar ler a VG relacionado ao armazenamento das VMs, acusava a seguinte mensagem:
Metadata location on /dev/sdb at xxxxx begins with invalid VG name.
Não sendo possível acessar o VG e nem ler suas informações.
2) Correção do Problema.
Foi identificado que se tratava de uma falha no LVM e que as informações do metadata foram corrompidas, a única forma de recuperar a LVM era realizando uma restauração de backup dos arquivo da LVM. Porém antes disso era necessário apagar as trilhas inicias para realizar o procedimento.
dd if=/dev/zero bs=1k count=2 of=/dev/sdb
Feito isso, foi preciso em seguida realizar a restauração da phisical volume com o comando pvcreate.
pvcreate -f /dev/sdb --restorefile /etc/lvm/backup/vms --uuid uBe2Q1-J07m-DvPE-b3D2-jwDh-KChL-wMB4ch -vv
Obs: “vms” é o nome do meu arquivo dentro do diretório que representa o meu vg, provavelmente o seu é outro nome. O UUID informado é o do PV, que pode ser encontrado dentro do arquivo “vms”.
Através da criação e restauração do PV foi possível dar continuidade no procedimento de restauração e realizar a restauração do VG com o comando vgcfgrestore.
vgcfgrestore /etc/lvm/backup/vms --force
Após restaurado foi necessário ativar novamente o VG.
vgchange -ya
Pronto LVM funcionando!
Conclusão
Através deste artigo foi possível demostrar de maneira rápida e intuitiva a correção dos metadados da LVM.
Se você gostou deste post e através dele pude lhe ajudar, o que acha de aproximarmos nosso contato? Siga meu blog, twitter e me adicione no Linkedin, aproveite para classificar algumas das minhas competências/recomendações, este simples gesto faz toda a diferença.
Att,
Rafael Oliveira
SysAdmin