Troca de Chaves de Confiança SSH entre Servidores.

Este pequeno artigo tem o objeto de mostrar de uma forma prática e objetiva a utilização de chaves de confiança entre servidores. A utilização deste procedimento evita a digitação continua de senhas para acesso entre servidores.

CONSIDERAÇÕES.

Estamos considerando que você já possua familiaridade com o pacote OpenSSH, e que entende o conceito de chaves. Neste artigo também estamos utilizando uma distribuição Debian, porém nada impede de realizar os procedimentos em distribuições derivadas da RedHat, basta realizar a instalação do pacote de maneira apropriada.

1) CRIANDO CHAVES.

Para que possamos criar um par de chaves público/privada utilizamos o comando “ssh-keygen“. Este comando vem instalado junto com o pacote “openssh-server“, que pode ser instalado conforme comando ilustrado abaixo:

apt-get install openssh-server

Ao executar o comando “ssh-keygen“, o mesmo cria as chaves no diretório “~/.ssh/” na máquina de origem para o usuário atual. Realize a geração de chaves conforme ilustrado abaixo:

ssh-keygen -t rsa -f ~/.ssh/serverweb_rsa

Explicação do Comando:

-t: Especifica o tipo de chave para criação. Pode ter os seguintes valores “rsa1” para protocolos de versão 1 e “dsa”, “ecdsa”, “ed25519”, ou “rsa” para protocolo de versão 2.

rsa: Rivest Shamir Adleman – É um algoritimo para gerar chaves, possui um tamanho de 4096 bits. Mais seguro que o DSA, muito utilizado em servidores SSH.

-f: Especifica o nome do arquivo de chaves.

2) TROCA DE CHAVES ENTRE SERVIDORES

Com as chaves geradas, precisamos realizar a troca das chaves de confiança entre servidores. Para isso, copie a chave pública gerada e adicione no arquivo “~/.ssh/authorizated_keys” do servidor remoto ou da máquina cliente que deseja utilizar para acessar seu servidor.

Obs: É importante salientar que é imprescindível a utilização de um usuário para realizar esta conexão ssh entre hosts, uma boa prática é utilizar um usuário que não seja o usuário root.

ssh usercart@serverarqs "echo `cat ~/.ssh/serverweb_rsa.pub` >> ~/.ssh/authorized_keys"

Realize este procedimento entre seus hosts que deseja ter relacionamento de chaves de confiança ssh.

CONCLUSÃO

Através deste artigo foi demostrado de maneira simples e objetiva a abordagem da relação de confiança entre chaves SSH. Com a utilização desta relação não é mais necessário a utilização de senha para conexão, auxiliando assim a utilização de ferramentas e scripts remotos.

Se você gostou deste post e através dele pude lhe ajudar, o que acha de aproximarmos nosso contato? Siga meu blog e me adicione no Linkedin, aproveite para classificar algumas das minhas competências/recomendações, este simples gesto faz toda a diferença.

Att,
Rafael Oliveira
SysAdmin

 

 

 

Você pode compartilhar esse artigo.

Siga o Blog Via E-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 46 outros assinantes

Sobre o Autor

Rafael Oliveira Maria - Linux

Rafael Oliveira

Bacharel em Sistemas de Informação, SysAdmin, Professor, Blogueiro e Entusiasta Linux.

Certificados:

LPIC-1-Large
LPIC-2
LinuxPlus Logo Certified
itil-foundation-digital-badge

Gostou do conteúdo? Ajude-me a manter o blog.

PicPay - Linux

Aceitamos pagamentos e doações via PicPay link picpay.me/rafaeloliveimar

2 respostas

Ficou com dúvida? Alguma Sugestão ou Elogio? Deixe seu comentário!