Configurando grupos de usuário no Openfire

Neste pequeno artigo vamos abortar a configuração de grupos para a ferramenta Openfire. Estes grupos auxiliam na organização e identificação de pessoas através dos aplicativos de comunicação integrados à ferramenta Openfire, com por exemplo o “Spark” (aplicativo cliente oficial do Openfire), utilizado para Windows e Linux e o “Xabber“, aplicativo bem interessante utilizado para se conectar ao Openfire pelo celular. Através desta configuração, será possível identificar pessoas em seus vários segmentos e grupos dentro do comunicador.

CONSIDERAÇÕES

Vamos levar em consideração que já possua a ferramenta Openfire instalada em um servidor, e que a mesma já esteja configurada e integrada ao Active Directory de sua rede. Caso não possua o Openfire instalado, acesse nosso artigo “Instalando servidor Openfire no Linux“.

1) CONFIGURANDO GRUPOS.

Através de nosso artigo de instalação da ferramenta Openfire mencionado nas considerações deste artigo, solicitamos naquela ocasião a criação de um novo grupo para integração dos usuários do Active Directory com a ferramenta Openfire, possibilitando assim que os usuários daquele grupo tivessem acesso a utilização do serviço.

Neste novo artigo, vamos solicitar a criação de novos grupos. Estes novos grupos irão representar os determinados setores e segmentos que desejamos criar, como por exemplo: TI, FINANCEIRO, RH etc… O detalhe fundamental deste artigo, é que os membros destes novos grupos também precisam ser membros do grupo principal configurado na instalação da ferramenta Openfire, caso contrário, não será possível visualiza-los através da ferramenta dentro do comunicador.

Acesse seu servidor controlador de domínio e crie os grupos desejados, você é livre para definir os grupos de sua organização. Defina os grupos de acordo com a logística, hierarquia ou rotinas de sua empresa.

Feito isso, precisamos configurar nosso servidor Openfire para entender a utilização dos grupos. Para isso, acesse o servidor Openfire, vá até o menu Usuários/Grupos > Aba Grupos e pesquise no campo “Pesquisar por Nome” o nome do grupo criado.

Clique no grupo desejado e será direcionado para uma nova tela chamada “Editar Grupo“. Nesta tela localize a opção “Compartilhamento da Lista de Contatos” e ative a opção “Ativar o compartilhamento da lista de contatos de grupo“. No campo “Digite o nome da lista de contatos de grupo“, digite o nome apresentável para ser visualizado dentro do comunicador. Em “Share group with” selecione a opção “Todos os usuários“. Feito isso, clique no botão “Salvar as configurações da lista de contatos“.

Realize o mesmo procedimento para todos os grupos criados. Após as configurações mencionadas, reinicie o serviço do Openfire e acesse os comunicadores. Será possível notar que agora os usuários estarão separados por grupos.

CONCLUSÃO

Neste artigo mostramos de uma maneira simples e objetiva a utilização de grupos de identificação utilizando o Openfire.

Se você gostou deste post e através dele pude lhe ajudar, o que acha de aproximarmos nosso contato? Siga meu blog e me adicione no Linkedin, aproveite para classificar algumas das minhas competências/recomendações, este simples gesto faz toda a diferença.

Att,
SysAdmin

Você pode compartilhar esse artigo.

Siga o Blog Via E-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 46 outros assinantes

Sobre o Autor

Rafael Oliveira Maria - Linux

Rafael Oliveira

Bacharel em Sistemas de Informação, SysAdmin, Professor, Blogueiro e Entusiasta Linux.

Certificados:

LPIC-1-Large
LPIC-2
LinuxPlus Logo Certified
itil-foundation-digital-badge

Gostou do conteúdo? Ajude-me a manter o blog.

PicPay - Linux

Aceitamos pagamentos e doações via PicPay link picpay.me/rafaeloliveimar

3 respostas

  1. Poderia me ajudar?
    Eu fiz o seguinte, eu tinha configurado corretamente, estava funcionando normal, mas ai eu alterei a senha do Administrador do meu ad, ae agora não consigo mais acessar o openfire.
    Alguma dica para eu conseguir acessar novamente?

    1. Fala Douglas! Cara também já fiz isso, a forma mais rápida de resolver o problema é voltar a senha que estava e seu Openfire voltará a vida, depois de fazer isso utilize uma outra conta para autenticação do Openfire, desta forma não irá depender da conta administrador, caso venha a mudar a senha por segurança.

Ficou com dúvida? Alguma Sugestão ou Elogio? Deixe seu comentário!