Este artigo tem como objetivo demostrar como deve ser feita o cadastro de senha para o usuário root do banco de dados MariaDB. Esta necessidade surgiu devido a instalação do novo banco de dados utilizar o plugin “auth_socket” com padrão. Este plugin ignora as senhas, verificando somente se o usuário está se conectando ao banco utilizando um socket UNIX e realizando uma comparação do nomes de usuário. Através deste artigo você será capaz de habilitar uma senha para o usuário root como já de costume no Mysql.
CONSIDERAÇÕES
Vamos levar em consideração que você já tenha instalado o MariaDB, e que possui conhecimento prévio do problema. Somente será abordado a forma de vinculo de uma nova senha para o usuário root neste artigo.
OBS: O MariaDB é um SGDB que surgiu como fork do MySQL, criado pelo próprio fundador do projeto após sua aquisição pela Oracle. O MariaDB foi adotado pelas distribuições Linux, e os comandos como variáveis MySql continuam sendo compatíveis com o MariaDB.
1) CONECTE AO BANCO.
É necessário acessar o banco para realizar os procedimentos de criação de senha para o usuário “root”. Como seu banco a principio não precisa de senha para ser acessado, digite no seu terminal o comando “mysql“. Após o comando você entrará no console do MariaDB.
2) ALTERE A SENHA DO USUÁRIO ROOT.
Execute os comandos para alteração da senha de seu usuário root, conforme ilustrado abaixo.
USE mysql; UPDATE user SET password=PASSWORD('SUASENHA') WHERE User='root'; UPDATE user SET plugin="mysql_native_password"; FLUSH PRIVILEGES; quit;
Feito isso você já será capaz de acessar o banco utilizando login e senha.
CONCLUSÃO
Através deste pequeno artigo foi demostrado como definir uma senha para o usuário root em uma nova instalação do banco de dados MariaDB.
Se você gostou deste post e através dele pude lhe ajudar, o que acha de aproximarmos nosso contato? Siga meu blog e me adicione no Linkedin, aproveite para classificar algumas das minhas competências/recomendações, este simples gesto faz toda a diferença.
Att,
Rafael Oliveira
SysAdmin
Uma resposta