Integrando Grafana com Zabbix.

Neste artigo vamos abordar a integração da plataforma de analise gráfica “Grafana” com o sistema de monitoramento Zabbix. Já imaginou poder obter excelentes dados com gráficos de monitoramento modernos utilizando o Zabbix como base? Pois é, o intuito deste artigo e abordar a integração da plataforma de análise “Grafana” utilizando como métricas de configuração e dados, o nosso já conhecido Zabbix.

CONSIDERAÇÕES

Vamos levar em consideração que você já possua um ambiente com o “Zabbix”  e “Grafana” instalados e rodando normalmente. Para este artigo também estamos considerando a instalação de ambos na mesma máquina, porém é possível instala-los em ambientes separados, caso deseje. O plugin de integração do “Grafana” com a “API Zabbix” está disponível a partir do “Zabbix 2.0.” Sugiro utilizar a última versão do Zabbix disponível. Caso queria aprender como instalar a ferramenta Zabbix no Linux, confira o artigo “Instalando Servidor Zabbix”, já o Grafana, confira nosso artigo “Instalando a plataforma de análise Grafana no Linux“.

A plataforma de análise Grafana não possui pacotes para sistemas 32 bits, sua distribuição oficial é somente distribuída para sistemas 64 bits.

Para este artigo estamos utilizada a distribuição Debian 8.8., mas você pode utilizar sua distro de preferência.

INTRODUÇÃO

O Grafana é uma plataforma de análise para todas as suas métricas. Ele permite consultar, visualizar, alertar e compreender suas métricas, independentemente do local de armazenamento. Crie, explore e compartilhe painéis com sua equipe e promova uma cultura orientada a dados. “Fonte: grafana.com”

A integração do Grafana com o sistema de monitoramento Zabbix, só foi possível através do desenvolvedor russo Alexander Zobnin, no qual desenvolveu um excelente plugin, documentado e estruturado, possibilitando a utilização desta maravilhosa plataforma. É possível acessar o plugin e sua documentação através dos links: https://github.com/alexanderzobnin/grafana-zabbix e http://docs.grafana-zabbix.org para maiores informações.

1) INTEGRAÇÃO

Precisamos adicionar o plugin de integração Zabbix com o Grafana, para isso acesse o Linux no qual o Grafana foi instalado, e execute o comando conforme ilustrado abaixo:

 
grafana-cli plugins list-remote

Após executar o comando será mostrado uma lista de plugins, escolha o plugin alexanderzobnin-zabbix-app executando os comandos conforme ilustrado abaixo:

 
grafana-cli plugins install alexanderzobnin-zabbix-app

Após a instalação será exibida uma mensagem parecida com a ilustrada abaixo:

Reinicie o serviço do Grafana para que a instalação seja incorporada conforme comando ilustrado abaixo:

 
systemctl restart grafana-server


2 ) CONFIGURANDO A API-ZABBIX

Com nosso plugin já instalado, precisamos agora configurar a API-ZABBIX, para isso acesse o Grafana via browser, (o login e senha padrão é: “admin“). Clique no logo do Grafana (Canto superior esquerdo) > Plugins > Aba Apps. Clique no App “ZABBIX” e em seguida clique no botão “Enable”, conforme ilustrado abaixo:

Feito isso, Clique no logo do Grafana (Canto superior esquerdo) > Data Sources > Add data source, conforme ilustrado abaixo:

Será disponibilizada um formulário para preenchimento de configuração, preencha somente as opções informadas abaixo:

Name – Nome que preferir, em nosso exemplo “Zabbix 3.2”.
Type – Tipo “Zabbix”.

Http Settings
URL – Endereço da API do seu Zabbix, exemplo: http://serverzabbix1/zabbix/api_jsonrpc.php.
Access – Escolha “Direct”.

Zabbix API Details
Username – Nome do usuário de acesso ao Zabbix, exemplo “admin”.
Password – Senha de acesso do usuário Zabbix.
Trends – Marque esta opção.

Se o preenchimento das informações estiverem preenchidas corretamente você será capaz de visualizar uma mensagem parecida com a ilustrada abaixo:

CONCLUSÃO

Através deste artigo foi possível demonstrar de forma fácil e objetiva a integração do Zabbix com Grafana, nos próximos artigos iremos demostrar como criar uma interface gráfica de monitoramento utilizando dados do Zabbix.

Se você gostou deste post e através dele pude lhe ajudar, o que acha de aproximarmos nosso contato? Siga meu blog e me adicione no Linkedin, aproveite para classificar algumas das minhas competências/recomendações, este simples gesto faz toda a diferença.

Att,
Rafael de Oliveira
SysAdmin

Você pode compartilhar esse artigo.

Siga o Blog Via E-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 46 outros assinantes

Sobre o Autor

Rafael Oliveira Maria - Linux

Rafael Oliveira

Bacharel em Sistemas de Informação, SysAdmin, Professor, Blogueiro e Entusiasta Linux.

Certificados:

LPIC-1-Large
LPIC-2
LinuxPlus Logo Certified
itil-foundation-digital-badge

Gostou do conteúdo? Ajude-me a manter o blog.

PicPay - Linux

Aceitamos pagamentos e doações via PicPay link picpay.me/rafaeloliveimar

2 respostas

    1. Fala Clayton!

      O que quer dizer com offline? Se reparar a instalação esta sendo realizada no mesmo servidor do zabbix “localhost”, se sua pergunta é referente a isso, então sim, é possível fazer localmente.

Ficou com dúvida? Alguma Sugestão ou Elogio? Deixe seu comentário!